Título: VACIPET: CADERNETA DE VACINAÇÃO PARA PETS
Autor: Claudia Geyer Renck
Orientador: Leonardo Ribeiro Machado
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa que tem como objetivo o desenvolvimento de um aplicativo de caderneta de vacinação para animais domésticos. O aplicativo auxilia na verificação da caderneta de vacinação a qualquer momento e também evita o esquecimento e extravio da caderneta. Permite que o usuário dono de animal possa manter cadastros de animais, e verificar as vacinas atribuídas a estes animais. Ao médico veterinário permite realizar a aplicação de vacinas aos animais cadastrados.
Título: MINERAÇÃO RE – MINERAÇÃO DE DADOS COM BASE NO RECLAME AQUI
Autor: Felipe Garcia Rocha
Orientador: Leonardo Augusto Sápiras
Resumo: As opiniões dos usuários em plataformas na internet, como redes sociais e demais canais, permitem expor perspectivas ou experiências em relação a produtos ou serviços utilizados, que são comuns no cotidiano dos consumidores. As empresas que possuem um enorme volume de opiniões com origens diversificadas, tendem a ser mais demoradas na análise e no feedback aos usuários em relação a essas opiniões. Este artigo apresenta um projeto de pesquisa que tem como objetivo desenvolver um sistema que encontra as principais reclamações em empresas do mesmo segmento, utilizando o site Reclame Aqui como base de dados. Esse trabalho limita-se a aplicar o sistema desenvolvido no segmento de telecomunicações. Com base nos dados coletados e processados foi possível encontrar os termos de maior incidência nas reclamações dos usuários.
Título: NIHONGO JOUZU – APLICATIVO MOBILE PARA RECONHECIMENTO DE CARACTERES JAPONESES
Autor: Gerson Carneiro de Souza
Orientador: Francisco Assis Moreira do Nascimento
Resumo: Este trabalho apresenta um aplicativo para celulares, que realiza o reconhecimento de caracteres japoneses com a utilização de redes neurais profundas. Visando auxiliar estudantes do idioma no nível intermediário, o software é utilizado para selecionar um pedaço de uma imagem, onde está o caractere que se deseja estudar e reconhecê-lo através de uma rede neural profunda ( deep neural network ), exibindo na tela sua pronúncia e significado. O software também cria um relatório com quantas vezes um determinado caractere precisou ser reconhecido pelo estudante, para assim auxiliar a identificar aqueles caracteres em que tem havido mais dificuldades, e possa assim focar em estudá-los.
Autor: Igor Felipe de Camargo
Orientador: Marcelo Cunha de Azambuja
Resumo: Este trabalho apresenta o projeto para o desenvolvimento de um sistema de busca de produtos a partir de avaliações feitas por outros usuários. O Choose Your Product permitirá que as pesquisas sejam feitas de forma personalizada, conforme o perfil de cada pessoa, tais como preferências de compra e estilos de uso, a partir de um modelo computacional de análise de perfil. Utilizando de tecnologias atuais e open source , o objetivo principal do sistema visa criar um aplicação de fácil uso para reduzir o tempo gasto na pesquisa de opiniões sobre produtos e serviços, bem como permitir que cada pessoa possa deixar sua própria avaliação.
Título: SISTEMA DE IDEIAS COLABORATIVAS
Autor: Jeferson Fetter Rhoden
Orientador: Leonardo Augusto Sápiras
Resumo: Existe um déficit no ambiente acadêmico relacionado ao não desenvolvimento de pesquisas e trabalhos pelos alunos. Com o propósito de resolver este problema, foi desenvolvido uma ferramenta Web e um Web Service REST. Este artigo apresenta o processo de análise e desenvolvimento do sistema, além dos problemas relevantes que envolvem o projeto. Como resultado obtemos o Axion Think, uma ferramenta Web que disponibiliza um ambiente colaborativo, simples de usar e que estimula o usuário na construção destes trabalhos.
Título: SISTEMA WEB RESPONSIVO PARA ESTABELECIMENTO DE ESTÉTICA E CONGÊNERES
Autor: Rafael da Silva Streit
Orientador: Francisco Assis Moreira do Nascimento
Resumo: O sistema desenvolvido no presente trabalho soluciona alguns dos problemas mais significativos para os estabelecimentos de estética, como por exemplo, a necessidade do provisionamento quanto às parcelas dos valores pagos usando cartão de crédito e o auxílio em lembrar o usuário da possível necessidade de serviço que algum cliente tenha. O desenvolvimento do sistema seguiu o Processo Unificado e neste trabalho também são detalhados aspectos desse processo, com o intuito de guiar outros desenvolvedores, ao adicionarem novas funcionalidades no futuro. O software foi construído utilizando tecnologias livres, como o framework Laravel e o banco de dados MySQL, com a intenção de que seja acessível e com portabilidade para diferentes plataformas atualmente existentes na web.
Título: SAFE FAMILY: APLICATIVO DE REDE COLABORATIVA PARA RASTREAMENTO DE BEACON
Autor: Rafael Marmitt Feiten
Orientador: Leonardo Ribeiro Machado
Resumo: O desaparecimento de crianças é um problema crescente em todo o mundo. Visando solucionar este problema, foi desenvolvido o aplicativo Safe Family, que através de beacons, pequenos dispositivos móveis que emitem sinal Bluetooth Low Energy, realiza o monitoramento do utilizador, que pode ser uma criança ou animal de estimação, criando um cercamento eletrônico, além de auxiliar o usuário a localizar um utilizador perdido, através do rastreio global e chat para comunicação entre usuários do aplicativo. A construção do aplicativo foi norteada pelo método Kanban. Este artigo apresenta o projeto de pesquisa e o processo de análise e desenvolvimento do sistema proposto.
Título: FICOS – APLICAÇÃO MOBILE PARA ANÚNCIO DE PRODUTOS
Autor: Maicon Douglas Filipiaki
Orientador: Flávia Pereira de Carvalho
Resumo: Este presente artigo disserta sobre a elaboração do aplicativo FiCos. Com a atual crise sanitária devido a pandemia do Coronavírus, muitas pessoas precisam ficar em suas casas, aumentando o número de compras pela internet. Pensando nisso, foi desenvolvido o FiCos, aplicativo que tem como objetivo auxiliar o comércio local a vender para as pessoas que estão dentro do seu raio de ação. O desenvolvimento do aplicativo foi feito utilizando Flutter, um framework desenvolvido pela Google para criação de aplicativos.
Título: MIND: SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE SAÚDE EMOCIONAL
Autor: Maicon Souza da Silva
Orientador: Leonardo Ribeiro Machado
Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema web voltado a psicólogos e/ou empresas que visam acompanhar a saúde emocional de seus colaboradores. O sistema tem como objetivo aplicar a seus usuários questionários avaliativos, que podem ser cadastrados por psicólogos ou gestores e aplicados aos seus usuários, a fim de encontrar casos que devam ser analisados presencialmente por um profissional da área de psicologia. O sistema conta também com dashboards indicativos das situações de seus usuários.
Título: JOE AGENTE DE AGENDAMENTO
Autor: Tiago Becker Haag
Orientador: Luiz Rodrigo Jardim da Silva
Resumo: Atualmente muitos colaboradores estão sobrecarregados devido à alta demanda em canais de autoatendimento, as quais possuem diversas tarefas diárias e muitas vezes não dispõe de uma ordem devida para a realização das mesmas, o que acaba causando deficiência na gestão das tarefas. Inúmeras delas são repetitivas e geram maior esforço e desperdício de tempo, devido à falta de organização com prioridade. Frequentemente as empresas têm adotado a automação nos canais de atendimento, através de agentes capazes de filtrar as necessidades do cliente, minimizando o envolvimento humano. O uso de equipamentos eletroeletrônicos, já se tornou parte do cotidiano das pessoas, seja no trabalho ou no lazer, pois traz facilidade para a rotina de todos. Contudo, o trabalho desenvolvido, tem como objetivo tornar-se um facilitador na rotina de trabalho de clínicas, automatizar seu atendimento, isentar a necessidade de intervenção humana, reduzir o esforço repetitivo, facilitar o gerenciamento das tarefas diárias, definir prioridades, possibilitar realocações dos colaboradores na realização de tarefas, conforme prioridades pré-definidas e trazer como resultado, otimização de tempo, ganho de organização e agilidade na resolução de tarefas.
Título: FRAMEWORK PARA PADRONIZAÇÃO E UNIFICAÇÃO DA IDENTIDADE VISUAL DE UMA EMPRESA
Autor: Vinícius Willig Schlickmann
Orientador: Débora Cristina Engelmann
Resumo: O presente projeto tem como assunto a falta de padronização de componentes web de uma empresa do Vale dos sinos e os problemas que isto pode gerar. Após identificados todos estes problemas, optou-se pela construção de um framework React com componentes validados pela própria organização para solucionar tais equívocos, o que trouxe um ganho de performance em desenvolvimento, auxílio para a manutenibilidade e aumento da fidelidade visual das páginas web desta empresa. A construção do projeto foi guiada por uma versão adaptada da metodologia Scrum combinada com elementos do método Kanban, e seguiu princípios da engenharia de software.