TCCs 2022


Título: NINA DELIVERY: APLICATIVO DE PEDIDOS PARA PRODUTOS PET

Autor: Arthur Lima de Souza

Orientador: Leonardo Augusto Sápiras

Resumo: Este artigo apresenta os resultados do desenvolvimento de uma aplicação mobile para delivery de produtos pet, denominada NinaDelivery. A aplicação desenvolvida para dispositivos Android, na linguagem Kotlin, tem como finalidade resolver um dos principais problemas que consumidores do segmento pet têm, que é não poder receber produtos sem precisar sair de casa. Além de mostrar todo o processo de análise e desenvolvimento, também é abordada a prototipação de uma identidade visual para o sistema.


Título: SISTEMA WEB RESPONSIVO DE PEDIDOS PARA BARES, PUBS E RESTAURANTES

Autor: Bruce Luan dos Santos Hoffmann

Orientador: Marcelo Cunha de Azambuja

Resumo: O sistema desenvolvido no presente trabalho tem como principal objetivo solucionar o problema da demora no atendimento em estabelecimentos como bares, pubs e restaurantes. Em muitos desses locais, o cliente precisa esperar que o garçom entregue o cardápio para que possa escolher os produtos desejados e, posteriormente, precisa novamente aguardar o garçom para realizar o pedido. Com o sistema web responsivo desenvolvido neste trabalho, o cliente poderá acessar o cardápio digital através do seu smartphone a partir de um QRCode, e também realizar o seu pedido por esse mesmo sistema.


Título: CENTRAL DE AVALIAÇÕES DE PRODUTOS: APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE AGRUPAMENTO POR APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA RECOMENDAÇÃO DE AVALIAÇÕES DE PRODUTOS

Autor: Eduardo Arndt

Orientador: Marcelo Cunha de Azambuja

Resumo: Este projeto apresenta um sistema de avaliação de produtos que utiliza práticas de aprendizado de máquina para facilitar a decisão de compra das pessoas que buscam mercadorias na internet. Um sistema análogo é o site Reclame Aqui, que age como ponto central de reclamações de empresas. Tal-qualmente, o projeto tem o objetivo de expor as opiniões das pessoas a respeito de produtos, centralizando as diversas avaliações realizadas em um único local. Além disso, outra finalidade do projeto é indicar ao usuário quais avaliações são relevantes para ele, dentre a grande quantidade de opiniões compartilhadas. Para agrupar os usuários cadastrados por semelhança de características, no decorrer do artigo, são expostos estudos realizados sobre aprendizado de máquina e algoritmos de agrupamento. Além disso, o artigo apresenta tecnologias e práticas para implantação de um sistema web integrado ao aprendizado de máquina, utilizando serviços do AWS para gerenciar produtos, avaliações e usuários. A integração do sistema de aprendizado de máquina e aplicação web formam a Central de Avaliações, sistema obtido como resultado deste projeto.


Título: AVALIAÇÃO DE PLATAFORMAS LOW CODE E DESENVOLVIMENTO DE UM E-LOGBOOK HOTELEIRO USANDO OUTSYSTEMS

Autor: Eliseu Aguiar da Silva

Orientador: Francisco Assis Moreira do Nascimento

Resumo: O low code é uma abordagem de desenvolvimento em crescimento na área da criação de softwares que tem em sua principal característica o fato da pouca utilização de código em sua utilidade, tornando-se uma maneira mais rápida de desenvolvimento. Este trabalho analisa três plataformas desse tipo de abordagem e utiliza uma delas para a criação de um software de logbook hoteleiro, que visa otimizar a comunicação interna hoteleira e, com isso, analisar a experiência da usabilidade da plataforma selecionada.


Título: HORIZON CHASE NO GOOGLE PLAY INSTANT

Autor: Giuliano Brocker Ferrari Freitas

Orientador: Guilherme Schirmer da Costa

Resumo: Horizon Chase é um jogo brasileiro de corrida em estilo arcade consolidado no cenário mundial pelo público e crítica especializada. Lançado em 2015 para diversas plataformas, o jogo manteve-se atualizado até os dias de hoje com diversos conteúdos adicionais. O Google Play Instant é uma plataforma que permite uma rápida visualização de aplicativos disponibilizados no Google Play. Atualmente, o Horizon Chase está disponível no Google Play, mas apenas em sua versão completa ou via download de demonstração. Em ambos os casos, o usuário deve baixar o jogo para seu dispositivo, o que pode ser um impeditivo para novos jogadores que possuem pouco espaço disponível. O Google Play Instant resolve essa situação realizando apenas um pequeno download para o dispositivo. Uma versão de demonstração do jogo através desta plataforma tem o potencial de melhorar as taxas de instalação do jogo completo e a retenção de jogadores. O autor por fazer parte da equipe de qualidade do Horizon Chase, teve a oportunidade de desenvolver essa versão e avaliar seus resultados. A versão do jogo reduzida foi construída utilizando o motor de jogos Unity e a linguagem de programação C#, o método Scrum solo foi aplicado ao longo do projeto. Este artigo visa desenvolver uma versão instantânea do Horizon Chase para a plataforma Google Play Instant, denotando as boas práticas para a sua conclusão e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento.


Título: SISTEMA PARA PAGAMENTO DE BOLETOS ATRAVÉS DE CARTÕES DE CRÉDITO

Autor: Guilherme Aruí Appel

Orientador: Francisco Assis Moreira Do Nascimento

Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um software web para pagamento de boletos através de cartões de crédito, chamado Zero Boleto. Essa aplicação busca resolver alguns dos principais problemas dos sistemas para pagamento de boletos através de cartões de crédito, que são as taxas altas e a impossibilidade de utilizar mais de um cartão de crédito para pagar um boleto. Explica também os problemas enfrentados, o processo de análise e desenvolvimento e seu resultado final utilizando a metodologia Scrum Solo para desenvolvimento de um sistema web com integração com a API do gateway de pagamentos da Pagar.me.


Título: SSCOT – SISTEMA ESPECIALISTA DE COTAÇÕES APLICANDO STRATEGIC SOURCING EM INDÚSTRIAS

Autor: Jefferson de Melo Carvalho Junior

Orientador: Flávia Pereira de Carvalho

Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma solução web desenvolvida para apoiar indústrias nos processos internos de cotações de produtos, bem como centralizar as informações e criar um meio onde compradores possam padronizar seus processos aplicando uma metodologia de Strategic Sourcing (Matriz Energética de Abastecimento) que busca analisar toda a complexidade envolvida nas negociações, aplicando indicadores para mitigar os riscos e reduzir os custos das operações. Para atendimento da demanda, essa aplicação foi desenvolvida com arquitetura de micro serviços (API Rest), utilizando tecnologias como Node.Js para backend e Vue.Js para frontend. Toda a aplicação foi hospedada em nuvem na plataforma Heroku. Este artigo descreve as etapas da pesquisa e o desenvolvimento da aplicação.


Título: BRICKS, APLICATIVO DE BUSCA POR SERVIÇOS

Autor: João Eduardo Dreyer da Silva

Orientador: Luiz Rodrigo Jardim da Silva

Resumo: Esse artigo tem a finalidade de demonstrar as etapas do desenvolvimento e análise de um aplicativo móvel de nome BRICKS. O objetivo principal deste aplicativo é auxiliar usuários comuns a buscarem serviços de profissionais autônomos disponíveis em uma determinada área no mapa mostrando sua localização atual e no menor tempo possível para sanar as necessidades do cliente de forma eficaz e sem burocracia. Além disso será apresentado dados que comprovam a utilização de aplicativos de busca por serviços, as tecnologias utilizadas e a metodologia ágil escolhidas e utilizadas para o desenvolvimento, e os resultados positivos obtidos com suas principais características e vantagens em relação a outros aplicativos semelhantes.


Título: AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS MANUAIS NO SUPORTE DE PRODUTO UTILIZANDO A FERRAMENTA SELENIUM

Autor: Joel dos Passos Moraes Junior

Orientador: Luiz Rodrigo Jardim da Silva

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o projeto de desenvolvimento de um conjunto de automações de processos que irão auxiliar colaboradores do setor de suporte de produto em uma empresa de tecnologia do Vale dos Sinos, a executar tarefas repetitivas e custosas de forma automática, mais rápida e com menores chances de erro. Desenvolvida com o auxílio da metodologia Scrum solo, esta automação será utilizada no cotidiano do colaborador de suporte para editar componentes de documentações, assinar processadores a incidentes, reportar indicadores de desempenho e métricas de usuários.


Título: SISTEMA DE INGESTÃO DE DADOS PARA DATA LAKES

Autor: Juan Vinícius Casagrande Damo

Orientador: Fernando Lunardelli

Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um protótipo de sistema web, cujo objetivo principal é facilitar a ingestão de dados para times de engenharia. Este sistema centraliza em uma única interface todo o fluxo de ingestão de dados e, por dispensar a necessidade de desenvolvimentos adicionais e simplificar este processo, pode auxiliar na redução do tempo e custos envolvidos. De forma detalhada, é possível realizar todo o fluxo ETL – Extract, Transform and Load, realizando a extração de dados de uma origem, o tratamento e a ingestão. O protótipo abrange o cadastro de uma nova origem, a escolha do tipo de ingestão, sendo elas sob demanda ou agendada, até a saída do dado em formato de arquivo Parquet. Adicionalmente, é possível usar o sistema para ler arquivos Parquet existentes e navegar pelos repositórios de dados.


Título: SISTEMA INTEGRADO AO JIRA SOFTWARE PARA AUTOMAÇÃO DE CRIAÇÃO DE RELATÓRIOS E ENVIO DE E-MAILS

Autor: Otávio Pohren

Orientador: Débora Cristina Engelmann

Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta de automação para criação e envio de relatórios do escopo de trabalho de um time de desenvolvimento web. Este time tem comunicação recorrente com o cliente utilizando relatórios,e estes são enviados semanalmente. Para a criação destes relatórios, é demandado tempo do profissional além de conhecimento técnico em ferramentas como o Jira Software e Excel. O tempo gasto com a criação e envio de relatórios poderia ser utilizado em uma tarefa de maior valor para o cliente. Estes são problemas levados em conta ao desenvolver a ferramenta. O sistema desenvolvido contém integração com agentes externos como Jira Software e QuickChart, e é construído com computação em nuvem utilizando o paradigma serverless. Também são demonstrados os resultados da aplicação deste trabalho em uma empresa de desenvolvimento de software.