Título: CADASTRO DE IDEIAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Autor: Diego Bertuol de Matos
Orientador: Leonardo Ribeiro Machado
Resumo: Este artigo tem a finalidade de documentar o desenvolvimento da ferramenta Cadastro de Ideias de TCC, criada para agilizar a escolha do tema do trabalho, que demanda tempo e dificuldade de pesquisa. A ferramenta permite ao administrador, manter usuários, status, categorias e tecnologias utilizadas no desenvolvimento. Essas informações possuem vínculo ao tema central de fomentar o cadastro de uma ideia em andamento ou acervo de ideias para futuros TCCs. Este artigo descreve as etapas da pesquisa e desenvolvimento de software.
Título: PRAQUANDO: SISTEMA DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS PARA SERVIÇOS DE SAÚDE
Autor: Mateus Hack
Orientador: Leonardo Augusto Sápiras
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver um software web para agendamentos de consultas, denominado praQuando. Essa aplicação busca resolver um dos principais problemas dos sistemas de agendamentos on-line, que é o absenteísmo. Explica também os problemas enfrentados, o processo de análise e desenvolvimento e seu resultado final utilizando o método Kanban para desenvolvimento de um sistema web com a integração com a API do gateway de pagamentos da e-Rede.
Título: MARVIN: PORTAL WEB COM INTEGRAÇÃO DE ATENDIMENTO ATRAVÉS DE CHATBOT
Autor: Diego Prass Cardoso
Orientador: Everton Luis Berz
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar um fluxo alternativo de atendimento ao cliente, com sugestões e referência à empresa Insoft4 da cidade Sapiranga, Rio Grande do Sul. Atualmente muitos colaboradores estão sobrecarregados devido à alta demanda em diferentes canais de atendimento, que geram diferentes demandas, sendo muitas delas um esforço repetitivo, como responder às mesmas dúvidas, o que gera um desperdício de tempo produtivo para a empresa. Nos dias atuais, uma solução para este problema é a adesão a processos automatizados em canais de atendimento ao cliente e, através destas automações, fazer uso do Machine Learning e Processamento de Linguagem Natural para o desenvolvimento de um agente conversacional. Deste modo, torna-se possível atender diferentes necessidades dos clientes e obter como resultado a redução dos esforços repetitivos e a minimização do envolvimento humano nestas situações.
Título: OBATAREFAS: APLICAÇÃO WEB PARA AS CRIANÇAS APRENDEREM SOBRE DINHEIRO E REMUNERAÇÃO
Autor: Dieison Santos
Orientador: Leonardo Ribeiro Machado
Resumo: Este artigo apresenta o desenvolvimento de um aplicativo web voltado para pais e tutores responsáveis pelas crianças. O aplicativo tem como objetivo incentivar o aprendizado delas sobre a remuneração e a importância da conquista por esforço próprio, sendo aplicado através da monetização de pequenas tarefas e afazeres domésticos compatíveis com a idade, publicados pelos pais e tutores usuários do aplicativo. Tarefas domésticas podem ser cadastradas e disponibilizadas para serem feitas pelas crianças, vinculando a remuneração com a mesada. Além disso, possui um cadastro de premiação para a criança, incentivando ela a fazer as tarefas propostas, ensinando que através do esforço se obtém a compensação.
Título: BORA: ATIVIDADE FÍSICA COLABORATIVA
Autor: Isaac Nunes Vieira
Orientador: Luiz Rodrigo Jardim da Silva
Resumo: Os benefícios, tanto físicos quanto mentais, atribuídos à prática de atividades físicas, mostram a importância de manter esse hábito sempre constante. Porém, muitas vezes, a falta de companhia para a realização das atividades e as comodidades oferecidas pela tecnologia tornam-se um obstáculo na busca de uma melhor qualidade de vida. Por conta disso, este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento do Bora, um aplicativo de atividade física colaborativa cuja finalidade é facilitar a união de pessoas para a prática de caminhada, corrida e pedalada, utilizando a tecnologia como aliada e, com isso, trazendo benefícios à saúde física e mental. Através do aplicativo, os usuários poderão encontrar outros em sua região, filtrando a busca por raio geográfico, tipo de atividade física e intenção – de ajudar ou pedir ajuda – listando no mapa cada um desses usuários. Por meio de chat e agendamento, os usuários poderão interagir para auxiliar e agendar atividades. O aplicativo será voltado para dispositivos Android e contará com armazenamento na nuvem em tempo real via Firebase Real-time Database.
Título: EVAC – EVACUAÇÃO MONITORADA
Autor: Ítalo Fabrízio Corrêa Mauss
Orientador: Leonardo Ribeiro Machado
Resumo: O presente artigo tem como objetivo documentar a construção da ferramenta EVAC – Evacuação. A ferramenta foi desenvolvida para controlar a localização de pessoas, em um ambiente monitorado via RFID, no momento de evacuações de emergência. O estudo demonstra o desenvolvimento da ferramenta, abordando todas as fases percorridas, assim como as tecnologias e metodologia utilizadas nesse processo. Além disso, este artigo aborda conteúdos sobre softwares de simulação de evacuação e controle de localização de pessoas.
Título: FINDMYPET APP – PARA RELATAR ANIMAIS PERDIDOS
Autor: Jonathan Machado
Orientador: Luiz Rodrigo Jardim Da Silva
Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar uma solução de desenvolvimento de uma aplicação móvel para auxiliar a busca de animais de estimação por seus responsáveis, que tem como intuito centralizar em um único sistema as publicações afins que são feitas em redes sociais de forma desestruturada. O sistema foi desenvolvido pensando em atrair usuários que hoje usam as redes sociais, tendo por finalidade agrupar todos os dados dos relatos em uma mesma aplicação. O sistema também oferece ao usuário a opção de cadastrar todos os seus animais com antecedência, facilitando ao usuário informar que seu animal está desaparecido, e então a partir deste momento, o sistema pede ao usuário uma descrição e permissão para acessar a localização do dispositivo, após esta etapa, a postagem é gerada automaticamente. A primeira vez que o usuário acessar o aplicativo, o sistema solicitará os dados do usuário (nome, e-mail e senha). O aplicativo irá contar com as seguintes telas: Home, Search, Report, Settings, Profile, Message e My Pets. O sistema é baseado em uma arquitetura Rest, ou seja, o aplicativo desenvolvido em React Native se comunicará com uma API REST desenvolvida em Node.js e MongoDB, que irá responder as requisições feitas pelo app.
Título: SISTEMA DE GAMIFICAÇÃO DE EQUIPES PARA CONTROLE DE QUALIDADE NO SETOR CALÇADISTA
Autor: Rafael Rodrigo Grade
Orientador: Francisco Assis Moreira do Nascimento
Resumo: Este artigo tem como tema a gamificação de equipes, conceito utilizado por empresas com o intuito de trabalhar motivação e trabalho em equipe. O objetivo principal é a melhoria da qualidade dos produtos no setor calçadista. Para isto, a gamificação será adotada para se melhorar o entrosamento entre os funcionários, através de uma competição saudável entre as equipes; melhorar os sistemas de controle de qualidade que já são usados pela empresa; e, proporcionar novas experiências aos funcionários, visando melhorar a relação entre empresa/empregado. Foram realizadas pesquisas em empresas da região e que atuam no ramo calçadista, que evidenciaram a importância da qualidade dos produtos, além da importância de ter equipes unidas e entrosadas. Os resultados obtidos com a abordagem de gamificação desenvolvida neste trabalho mostram que a satisfação dos funcionários perante a empresa que trabalham reflete muito na qualidade dos produtos.