Título: SDBA: SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS E CUSTOS DE BANCO DE DADOS ORACLE 10G
Autor: ANDRÉ LUÍS NUNES
Orientador: Paulo Roberto Ferreira Júnior
Resumo: A imagem de um setor gerador de custos causa problema para os gestores responsáveis pela área de Tecnologia da Informação. Demonstrar onde estão sendo aplicados os recursos e o quanto cada área da empresa está consumindo é um desafio. Por isso a possibilidade de distribuir parte dos gastos de Tecnologia da Informação com as áreas de negócio gera também a facilidade de planejar um orçamento anual. Com a organização do banco de dados a sua administração é favorecida, não somente no desempenho, mas também no planejamento. Através da monitoria diária, considerando o armazenamento das informações de forma histórica é possível prever futuras necessidades de alguns recursos como espaço em disco, memória, processadores. Atualmente existem ferramentas que permitem administrar os recursos de um banco de dados, Oracle especificamente, na forma de otimizar seu desempenho. Existem também aplicações que permitem tarifar o consumo de recursos, como impressoras e telefonia. Porém, não existe uma ferramenta que permita a tarifação de recursos do banco de dados. Este trabalho propõe uma ferramenta que possibilita monitorar e tarifar os recursos de um banco de dados Oracle 10g, disponibilizando uma interface amigável e de fácil compreensão.
Autor: JULIANO FRANCISCO ANGELI
Orientador: Marcelo Cunha de Azambuja
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de apresentar um sistema de apoio para empresas que tenham a necessidade de realizar trocas de dados através de arquivos, bem como validar e conciliar1 os arquivos com os dados neles contidos. Normalmente, empresas que terceirizam alguns tipos de serviços possuem tal necessidade, por isso o trabalho apresentado busca dar ênfase para este tipo de negócio. O sistema permite a exportação de arquivos de dados no formato XML e ASCII, os quais serão gerados a partir de configurações e cadastros realizados previamente. Esses arquivos possuem layout’s2 que são configurados pelo administrador, extraindo informações de uma base de dados especificada. O sistema desenvolvido é composto de uma aplicação servidora e outra cliente, as quais se comunicam através de Web Service, onde a aplicação cliente pode solicitar arquivos à aplicação servidora para, por exemplo, obter a relação de vendas realizada em um determinado período. A partir de um arquivo recebido no formato XML (com layout definido anteriormente pelo administrador do sistema), pode ser realizada uma visualização, em forma de relatório, dos dados nele contidos. Da mesma forma, a partir de dois arquivos (por exemplo, da empresa A e da empresa B), o sistema realiza automaticamente uma conciliação dos dados, exibindo possíveis divergências entre ambos, caso existam.
Título: SAE – UM SISTEMA DE ACESSO A ESTÁDIOS DE FUTEBOL
Autor: DELMAR HENRIQUE BACKES JUNIOR
Orientador: Marcelo Azambuja
Resumo: O sistema proposto caracteriza-se como um produto para administração e controle de acesso a estabelecimentos, sendo que neste trabalho o sistema é aplicado especificamente para o controle de acesso de torcedores a estádios de futebol. O sistema desenvolvido não se detém a atender somente as necessidades básicas de controle de acesso, conforme regras previstas no estatuto do torcedor, mas através de funções que o torna um diferencial de mercado, busca trazer melhorias nos serviços prestados por clubes desta prática esportiva, através da gestão e automatização de processos que envolvem, antes, durante e após um espetáculo de futebol. Totalmente desenvolvido com ferramentas Oracle, como Forms e Reports builder 6i, as etapas de confecção foram gerenciadas baseadas na metodologia Rational Unified Process (RUP), sendo projetado e documentado utilizando a linguagem de modelagem Unified Modeling Language (UML).
Título: FERRAMENTA WEB PARA GESTÃO DE INFORMAÇÕES HISTÓRICAS DE TIMES DE FUTEBOL
Autor: BÁRBARA JUNG FRÖHLICH
Orientador: Émerson Barbiero Hernandez
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma ferramenta web para gestão de informações históricas de times de futebol. Tal ferramenta tem como objetivo ajudar historiadores, jornalistas e gente do meio futebolístico a se beneficiarem de fatores como interação com os dados, agilidade em pesquisas e levantamentos estatísticos referentes ao time de futebol de sua preferência. A idéia é que o historiador não precise se preocupar em ficar buscando os dados de forma manual, e tenha mais tempo a ser utilizado em pesquisas que ampliarão a qualidade da base de dados e, conseqüentemente, do seu trabalho.
Título: SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO DE AÇÕES PELA TV DIGITAL
Autor: MARCELO BECK
Orientador: Paulo Ferreira Junior
Resumo: O presente trabalho versa, fundamentalmente, sobre a criação de um software que possibilite o acesso à bolsa de valores usando aplicativos que a televisão digital oferece, considerando que a televisão é um dos meios de comunicação mais popular, que atinge um maior número de pessoas, inclusive aquelas consideradas de baixa renda. O Software proposto objetiva que os seus usuários possam visualizar e acompanhar o mercado financeiro via TV digital, podendo interagir com o mercado, montando as seleções de ações que mais lhe interessarem. O estudo inicia-se com uma explanação sobre a TV digital, a HDTV – High Definition Television, a qualidade de imagem e som da TV digital, a interatividade desta e a sua capacidade de inclusão social. Posteriormente, faz-se uma análise dos middlewares para TV digital, especificamente sobre o middleware brasileiro batizado de Ginga, seu funcionamento e aplicações. Finaliza-se o trabalho com a apresentação do software proposto, como foi desenvolvido, a linguagem utilizada, suas vantagens e aplicabilidades.
Título: SISTEMA REMOTO DE REGISTRO DE ACESSO A ÁREAS RESTRITAS COM BASE DE DADOS CENTRALIZADA
Autor: BERNARDO BARTH
Orientador: Alexandre Zamberlan
Resumo: Este trabalho propõe uma solução que disponibiliza acesso fácil e de menor custo a um sistema de controle de acesso com base de dados centralizada, que pode ser configurado para as mais diversas necessidades e distâncias. Os requisitos foram minuciosamente detalhados para fornecer toda a análise e documentação necessária para a construção de um sistema capaz de atender ao volume e diversidade de acessos para a qual esta solução se propõe. Toda a documentação gerada pelo uso da metodologia do processo unificado e ferramentas aplicadas a este trabalho serve tanto para usuários leigos terem uma visão exata dos usos do sistema quanto para os desenvolvedores aplicarem as melhores técnicas na programação do mesmo.
Autor: CATHERINE DA SILVEIRA HELDT
Orientador: Émerson Barbiero Hernandez
Resumo: Este trabalho apresenta uma ferramenta web para gestão de academia de ginástica voltada para as atividades do aluno. Essa ferramenta tem como objetivo motivar o aluno, gerenciando suas atividades, sua avaliação física e sua evolução apresentando resultados de forma mais ágil, bem como proporcionar ao professor personalização do treino de cada aluno. Através da realização de um estudo junto aos administradores de academias para levantamento dos requisitos necessário para o software, bem como uma pesquisa mais aprofundada dos sistemas existentes a fim de enriquecer o projeto desenvolveu-se essa ferramenta web, onde o professor pode controlar os alunos, suas avaliações e seus treinos bem como os alunos podem acessar seus resultados e gráficos comparativos de sua evolução. No desenvolvimento foi utilizada a tecnologia Java, banco de dado MYSQL, bem como os frameworks Hibernate, para a persistência de dados, e Vraptor como controlador MVC. Foi desenvolvido ainda um protótipo para sistemas embarcados, como palms e celulares, para uso exclusivo do professor, permitindo que ele informe os resultados dos treinos realizados pelo aluno. Neste caso foi utilizado no desenvolvimento o JavaME e o framework Floggy, para persistência de dados.
Título: SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ATENDIMENTOS E PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS APLICADO AO SETOR BANCÁRIO
Autor: JACKSON ALEX COLOMBO
Orientador: Roger Al-Alam Krolow
Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta de sistema desenvolvido para o setor bancário, mais especificamente na área de atendimento a pessoas físicas. O objetivo é melhorar o processo de atendimento aos clientes, utilizando para isso um sistema de agendamento de atendimentos via web, bem como um módulo de atendimento centralizado a ser usado pelos funcionários do banco. O processo de vendas de produtos também é foco do sistema. Através da busca de atributos individuais dos clientes tais como renda, idade, estado civil, entre outros, o sistema possibilita ao funcionário da instituição buscar clientes que possam vir a consumir determinados produtos.
Título: ADA: UM AGENTE AUTONÔMICO PARA AUTO-SINTONIA EM BANCOS DE DADOS POSTGRESQL
Autor: LEONARDO RIBEIRO MACHADO
Orientador: Francisco Assis Moreira do Nascimento
Resumo: Com a crescente complexidade das aplicações que utilizam Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs) e levando-se em conta a diversidade da carga utilizada por estas aplicações, soluções autonômicas são cada vez mais necessárias para satisfazerem problemas complexos dos SGBDs atuais. A otimização de um SGBD é uma tarefa complexa de ser realizada por exigir que sejam considerados diversos fatores que podem inferir na correta configuração dos parâmetros que podem afetar o desempenho do SGBD, como análise dos recursos de hardware disponíveis e variáveis de ambiente. Para tanto, é proposta a implementação do agente ADA, uma ferramenta capaz de autonômica e gradualmente sintonizar, de maneira otimizada, os parâmetros do SGBD PostgreSQL que possuem relação com o seu desempenho, levando em conta a carga real que está sendo submetida ao banco e o ambiente computacional onde o mesmo está inserido, com a finalidade de melhorar a sua performance.
Autor: LUIZ RODRIGO JARDIM DA SILVA
Orientador: Francisco Assis Moreira do Nascimento
Resumo: Este trabalho apresenta um sistema direcionado para empresas da área calçadista, mais especificamente para representantes comerciais do setor de vendas. Sua principal finalidade é oferecer mobilidade aos seus usuários, e também fornecer informações para auxílio na tomada de decisão. Em um ambiente cada vez mais competitivo para as empresas brasileiras, principalmente do ramo calçadista, ferramentas que agreguem algum diferencial no suporte a clientes e no auxílio a vendedores são uma das alternativas existentes para o enfrentamento das diversidades existentes atualmente. A aplicação é um módulo independente integrado a um dispositivo móvel compatível com a tecnologia J2ME e interage com um sistema de gestão ERP.
Título: SISTEMA GERENCIADOR AUTOMOTIVO
Autor: MICHAEL FERNANDO DOS REIS
Orientador: Flávia Pereira de Carvalho
Resumo: Com a evolução da tecnologia em todos os setores e a ênfase cada vez mais direcionada a problemas com trânsito de veículos por vias e avenidas, cabe ao setor automotivo evoluir não somente na tecnologia empregada nos veículos, que é uma realidade, mas também em todo o setor pós-montadora. Este trabalho teve como finalidade estudar o setor veicular e desenvolver uma solução web para armazenar informações referentes a reparos em veículos e também para auxiliar no gerenciamento de manutenções a realizar, trazendo benefícios pela detecção antecipada de problemas, proporcionando menores custos de tempo e dinheiro para os proprietários dos veículos. A maioria dos sistemas disponíveis atualmente são direcionados e dimensionados a alguns setores do complexo automotivo. Encontram-se no mercado sistemas para administração de serviços em oficinas, mas sistemas para proprietários controlarem manutenções são escassos. Nas pesquisas realizadas não foi encontrada uma ferramenta que tenha abrangência de unir os dois segmentos e tão pouco com acesso pela internet como é o sistema desenvolvido neste trabalho.