Título: DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA COMPUTADOR UTILIZANDO BLENDER E PYTHON
Autor: CELIO PAULO FERREIRA DE ALMEIDA KIRSCH
Orientador: Marcelo Azambuja
Resumo: Esta monografia demonstra a construção de um jogo para computador. Relata, de forma sucinta, a história dos jogos para computador, a metodologia, a construção e as ferramentas utilizadas. A importância da inteligência artificial no jogo está baseada no algoritmo de busca, pois, seu objetivo é deixar o jogo interessante e imprevisível para o jogador.
Título: AVALIAÇÃO E APLICAÇÃO DE ALGORITMOS DE RECORTE PARA GRÁFICAS DE ETIQUETAS PARA CALÇADOS
Autor: CRISTINA RIBEIRO GRAEFF
Orientador: Eurico Jardim Antunes
Resumo: Este trabalho apresenta alguns algoritmos para a solução do problema do corte bidimensional, para peças retangulares. Foram aplicadas três heurísticas, método GRASP, algoritmos genéticos e o método de geração de colunas, analisadas empiricamente, isto é, através de experimentos computacionais realizados para um conjunto de entradas. Foram realizadas comparações entre os resultados obtidos pela execução dos algoritmos, seguindo os critérios de avaliação definidos ao longo deste trabalho. Utilizando como cenário uma indústria gráfica de etiquetas para calçado.
Título: SISTEMA COLABORATIVO PARA GERENCIAMENTO E ORGANIZAÇÃO DO LAR
Autor: DEISE ESMERIO SCHNIDGER
Orientador: Fladhimyr Camara Castello
Resumo: A administração diária de um lar pode ser informatizada, proporcionando agilidade e organização no acesso as informações para todos os moradores. Encontram-se no mercado sistemas para administração de inventário, controle de finanças, orçamento, controle de tarefas e compromissos, planilhas eletrônicas, entre outros, mas sistemas que contemplem todas as funcionalidades de forma integrada são escassos. Neste trabalho é apresentada uma proposta de sistema Web desenvolvido para administrar e gerenciar o lar de forma colaborativa através de módulos integrados. O objetivo é englobar e administrar os setores da casa em geral para a gestão das tarefas e processos diários, possibilitando que sejam acessados via Web e permitindo que cada um dos moradores possa atuar de forma colaborativa auxiliando na manutenção dos dados e compartilhando contatos, compromissos e atividades. O sistema proposto possibilita controlar contatos, compromissos, atividades, estoque de produtos, tarefas, orçamento, patrimônio, gerenciar usuários, gerenciar relatórios, gráficos e emitir avisos. Com o objetivo de entender os conceitos da administração doméstica foram realizadas uma série de estudos sobre Administração, Administração de recursos financeiros, Administração de recursos humanos, Administração de recursos materiais, Administração de recursos patrimoniais, Administração doméstica, Administração e sistemas de informação, entre outros, além de testes com sistemas similares para a gestão de recursos financeiros, humanos e materiais voltados ao uso pessoal e doméstico e entrevistas com ‘Chefes de Lar’. No que diz respeito a ferramentas não foram encontradas ferramentas que tenham abrangência de unir as necessidades administrativas domésticas básicas e tão pouco com acesso pela internet como o sistema proposto neste trabalho. De acordo com dados obtidos através de questionários aplicados com Chefes de Lar de diferentes faixas etárias e profissões variadas obtiveram-se como resultados que a maioria desconhece ou nunca utilizou algum sistema com propósito parecido e considera interessante e útil um software que auxilie na questão da organização dos assuntos relacionados ao gerenciamento do lar.
O aplicativo para gerenciamento e organização doméstica implementado se apresenta como uma alternativa aos usuários diversos que desejam armazenar e analisar informações sobre aspectos diversos de sua rotina diária.
Título: SOFTWARE DE CONTROLE E MONITORAMENTO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA DE FUTEBOL
Autor: DIOGO SANTINON
Orientador: Flávia Pereira de Carvalho
Resumo: A gestão esportiva voltada para clubes de futebol é uma ferramenta importante para obter melhores resultados esportivos e econômico-financeiros. A gestão abrange atividades como aquisição, venda e renovações de contrato com profissionais ou amadores, manutenção do patrimônio, acompanhamento de profissionais e de negociações entre entidades esportivas, negociações com patrocinadores e fornecedores, acompanhamento de profissionais.
Numa outra atividade financeira, os empresários com ou sem parcerias com os clubes de futebol, investem na compra de jogadores, para obter lucro numa futura transação financeira envolvendo as partes.
Neste cenário, este trabalho tem a finalidade de fornecer um sistema web para o gerenciamento e o controle de carreiras de profissionais que atuam na área do futebol, com ênfase maior nos jogadores, treinadores e empresários para auxiliar a busca e disponibilizar os dados de suas respectivas carreiras permitindo uma análise de maneira rápida e de fácil acesso.
Autor: EDUARDO MARX BRUSSIUS
Orientador: Marcelo Cunha de Azambuja
Resumo: As Instituições de Educação Superior (IES) brasileiras, em especial as privadas, devem sempre buscar a melhoria da gestão no que concerne à elaboração de quadros de horários. Se um quadro de horários for mal elaborado, poderá acarretar sérios problemas de ordem acadêmica e financeira, pois é através dele que giram quase todas as ações e pessoas ligadas à instituição. Por essa e outras razões, as IES requerem ferramentas informatizadas que as auxiliem na gestão, em especial, na elaboração de quadros de horários, pois esse processo, se feito manualmente, demanda muito tempo e trabalho, acarretando, muitas vezes, desde uma série de problemas operacionais até conflitos entre os envolvidos no processo. Para suprir essa necessidade de informatização, há uma série de softwares disponíveis no mercado, sendo que a grande maioria é comercial e não dá a possibilidade de as instituições adaptá-los às suas necessidades. Este trabalho tem como objetivo disponibilizar, de forma livre e com o código aberto, um sistema de informação na forma de um ambiente Web que auxilie os gestores de IES na elaboração colaborativa de quadros de horários dos cursos de graduação. Para isso ser possível, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar em que possa haver conexão à Internet, disponibilizando um ambiente simples e intuitivo com recursos que auxiliam os gestores nas tomadas de decisão.
Título: USO DE REDES NEURAIS PARA CÁLCULO DE SEGUIDORES DE TENDÊNCIAS NO MERCADO DE AÇÕES
Autor: JACOB DE QUADROS STEIN
Orientador: Émerson Barbiero Hernandez
Resumo: Atualmente, percebe-se uma busca cada vez maior da sociedade por boas fontes de investimento, que tragam um retorno satisfatório em relação ao valor aplicado. A partir disso, o mercado de ações surge como uma alternativa para os investidores, sejam eles empresas ou pessoas físicas. Contudo, é necessário um conhecimento considerável do mercado financeiro para que seja possível obter uma boa lucratividade ao investir em ações, o que traz dificuldades para pessoas que não estejam ligadas a esta área. Baseando-se nisso, este trabalho tem como objetivos estudar o funcionamento do mercado de ações e das redes neurais, para após, tentar desenvolver uma alternativa diferente dos métodos atuais de análise técnica do mercado, através de recursos de Inteligência Artificial, utilizando Redes Neurais Artificiais para tentar detectar bons momentos de compra e venda de ações.
Autor: JOÃO LUIZ FERREIRA
Orientador: Everton Luís Berz
Resumo: Esta monografia apresenta um referencial teórico, as dificuldades e os passos necessários à criação de um software complementar para plataforma Moodle. Objetivamente foi desenvolvido um software (módulo do Moodle denominado Buscador) que possibilita a consulta de conteúdos de P&D e notificação aos gestores dos pólos. Este módulo atua no sistema de gestão de conhecimento de P&D adotado pelo programa Pólos de Inovação Tecnológicas da Secretária de Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.
Título: GERENCIADOR WEB PARA CAMPEONATOS ESPORTIVOS
Autor: JOELSO BATTISTI
Orientador: Émerson Barbiero Hernandez
Resumo: Este trabalho apresenta uma ferramenta Web para Gerenciamento de Campeonatos Esportivos. Este sistema tem como intenção automatizar o processo de geração e de gerenciamento de um campeonato, agilizando assim a tarefa de difícil realização quando pelo processo manual. Esta aplicação se propõe a fazer o gerenciamento referente às partidas e seus resultados, como gols e cartões, que seguindo os critérios do formato de competição escolhidos, passará para as próximas fases os times com o mérito pela vantagem conquistada. O desenvolvimento deste sistema consistiu de uma pesquisa junto a entidades esportivas para verificar os métodos de gerenciamento de uma competição e os requisitos importantes a serem levados em conta na organização e manutenção de um campeonato. Outra fase foi a de avaliação de sistemas similares e dos quais, através da observação, extraiu-se detalhes importantes. O sistema desenvolvido apresenta uma interface com formulários para cadastro e listagens que permitem ao usuário otimizá-lo da maneira desejada. Questões importantes e que são apresentadas com mais detalhes são os algoritmos para a geração automática das partidas. Além disso, desenvolveu-se uma função para a geração automática de torneios, que se baseado em informações iniciais referentes à competição o sistema propõe o melhor formato de competição.
Título: SOFTWARE PARA GERENCIAMENTO DE VENDAS NO SETOR DE ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM AGÊNCIAS BANCÁRIAS
Autor: SANDRO MACIEL DA SILVA
Orientador: Flávia Pereira de Carvalho
Resumo: Atualmente as empresas vêm travando verdadeiras batalhas na busca de novos clientes e na manutenção dos já existentes em carteira. A concorrência acirrada e a necessidade de melhores resultados econômicos das instituições vem deixando pouca margem para melhorias relevantes em relação à excelência no atendimento, consideráveis diferenças entre produtos em relação a preço, qualidade, rentabilidade e prazo, nas instituições de mesmo ramo na prospecção de novos clientes. Qualquer detalhe, por menor que possa parecer pode ser um item decisivo na hora do cliente optar por uma instituição financeira assim como tal item pode também ser decisivo na hora da perda do mesmo. Sendo assim, a otimização do tempo e a maior rentabilidade dos clientes, vem de encontro a uma necessidade pontual do setor de atendimento que é a “frente de batalha” das metas instituídas pelas diretorias atuais na tentativa de formar uma carteira com uma quantidade talvez até menor de clientes, mas com uma melhor qualidade. A busca por agilidade, eficiência e conhecimento são alguns dos quesitos principais cobrados pelos bancos aos funcionários que trabalham diretamente com o público, não esquecendo que junto a isto vem também a necessidade de vender produtos atendendo não só as necessidades do cliente, mas também as metas do banco. Observando este cenário, o trabalho proposto, denominado Rentabiliza, tem como objetivo otimizar o tempo dos atendentes, resumindo uma consulta que atualmente pode levar de quatro a cinco minutos, a apenas alguns segundos. Tal ferramenta é de simples manuseio, porém o ganho de tempo e a precisão do retorno em relação às metas instituídas no mês são de grande valia no dia a dia dos atendentes e na melhor oferta de produtos e serviços aos clientes.
Título: SISTEMA PARA AVALIAR SITES WEB, NA VISÃO DO USUÁRIO UTILIZANDO QOE
Autor: TIAGO SOUZA DE SOUZA
Orientador: Giovani Facchini
Resumo: Hoje em dia com o avanço da internet e a ploriferação de sistemas on-line, tanto para compra e venda como para gerenciamento de empresas, surge a necessidade de que seus sistemas estejam no seu pleno funcionamento para que não haja frustrações dos usuários, acarretando em uma possível má imagem para a empresa, desenvolveu-se a idéia de monitoração remota de software.
O objetivo deste trabalho é criar uma ferramenta para identificar e monitorar os casos em que os sistemas falham em suas funcionalidades ou não atingem o SLA acordado.